A Caixa começa hoje o pagamento do abono salarial do PIS por meio da poupança digital da Caixa. Nesta terça-feira (8) recebem os trabalhadores nascidos entre julho e novembro que não têm outro tipo de poupança ou conta corrente do banco, e ainda não sacaram o benefício.
A Caixa anunciou na semana passada o início dos pagamentos do abono por meio da poupança digital, que pode ser acessada pelo app Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Também recebem hoje os que nasceram nesses meses e tiveram as declarações da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) referentes a 2019 entregues fora do prazo ou retificadas pelos empregadores.
Os demais trabalhadores receberão por meio da poupança digital conforme o seguinte calendário.
Calendário do pagamento do abono na poupança digital
Como usar a poupança digital? As contas digitais são gratuitas e abertas automaticamente, sem ser necessário apresentar documentos ou ir a uma agência. Para movimentar os valores, é preciso usar o aplicativo Caixa Tem, o mesmo do auxílio emergencial e do saque de até R$ 1.045 do FGTS.
Para quem já tem conta na Caixa muda algo? Para quem já tem conta na Caixa, nada muda. O pagamento será feito nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com o cartão da conta, internet banking ou app da Caixa.
Quem tem direito ao abono? O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep é para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019. Para ter direito, é preciso preencher alguns requisitos, como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês.
Qual é o valor do abono? O valor pago é de até um salário mínimo (R$ 1.045) e varia de acordo com o tempo trabalhado. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do mínimo.
Calendário completo
O PIS é para trabalhadores da iniciativa privada e pago pela Caixa. Funcionários públicos, que têm inscrição no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), recebem pelo Banco do Brasil e o calendário é separado.
Confira o calendário completo, divulgado no início deste ano, que contempla todos os beneficiários, não apenas da conta digital do Caixa Tem:
Calendário para empregado em empresa privada
Calendário para funcionário público
Quem tem direito a sacar o abono?
- Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019
- Ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média
- Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
- É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo
Como saber se tenho direito?
Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras:
PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador
- No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento”
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos)
Abonos salariais antigos podem ser sacados
O último calendário de saque do abono, referente ao ano de trabalho de 2018, terminou em 29 de maio de 2020. Quem tinha direito mas deixou passar poderá sacar seguindo o calendário novo, ou no prazo de cinco anos.
Segundo o Ministério da Economia, não é preciso entrar na Justiça para ter direito. Correntistas da Caixa e do Banco do Brasil com direito à antecipação tiveram os créditos depositados em conta em 30 de junho, e os demais trabalhadores poderão fazer o saque conforme o calendário acima.
FONTE: economia.uol.com.br